Localização:

Fale Conosco:

(91) 3201-7700

CataAmazon 2016.

Endereço: 

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

NOTÍCIAS

16/06/2016 - Projeto de Incubação de Resíduos Sólidos recebe visita de analista da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES)

 

Entre os dias 13 a 16 de junho, Alessandra Lourenço, fiscal e analista de convênios da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) esteve em Belém para acompanhar, entre outras ações, o trabalho realizado no projeto “Incubação para fortalecimento de cooperativas e associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis – em municípios do Pará” desenvolvido pelo Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento (UFPA).

 

Entre as atividades, Alessandra Lourenço participou de reuniões com a equipe do projeto, catadores e catadoras de resíduos sólidos e representantes do governo estadual e municipal. Além disso, visitou a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Visão Pioneira de Icoaraci (COCAVIP), a Associação de Catadores da Coleta Seletiva de Belém (ACCSB) e a Associação de Recicladores das Águas Lindas (ARAL).

“O fato do resíduo sólido produzido ainda ir para aterros sanitários é um desperdício de recurso e espaço. Ações que buscam fortalecer a incubação de empreendimentos são fundamentais para a Amazônia e para o Brasil”, neste sentido, “o poder público tem que dar mais importância para este assunto, somos um país muito grande e temos que saber como gerir melhor o nosso lixo”, afirmou Alessandra.

Projeto de Incubação - A incubação é um instrumento de transferência de tecnologia entre as associações e cooperativas em processo de organização, as que já estão organizadas, a Universidade Federal do Pará, agencias públicas e agencias não governamentais realizando a troca de experiências e saberes. As ações do projeto integram a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Segurança Alimentar e Nutricional e Política de Assistência Social.

 

O processo de incubação também deve produzir como resultado, a contribuição para que as cooperativas e associações incubadas acessem de maneira mais lucrativa o mercado. A incubação deverá acontecer com condições de organização, competitividade e retorno financeiro para os segmentos de catadores nos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Bragança, Abaetetuba, Santarém e Paragominas.

 

SENAES - Em junho de 2016 a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) completa treze anos de funcionamento no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Em consonância com a missão do MTE, tem o objetivo viabilizar e coordenar atividades de apoio à Economia Solidária em todo o território nacional, visando à geração de trabalho e renda, à inclusão social e à promoção do desenvolvimento justo e solidário.

 

Texto: Lucila Vilar.