Localização:

Fale Conosco:

(91) 3201-7700

CataAmazon 2016.

Endereço: 

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

NOTÍCIAS

Catadores participam da Feira do Artesanato na Praça Batista Campos

A Praça Batista Campos recebeu a quinta edição da Feira do Artesanato Paraense (Fesarte), que este ano teve como tema “O artesanato como ferramenta de promoção da sustentabilidade no Pará”. A feira ocorreu de quinta-feira (15) a domingo (18).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Catadores da Cooperativa Amigos do Lixão (COOPALIX), que fazem móveis a partir de paletes de madeira, participaram da Feira. Todos os objetos expostos foram vendidos.

Participaram da feira 550 artesãos de 23 municípios do Pará, expondo e comercializando cerca de dez mil produtos. Além disso, também foram oferecidas oficinas e palestras, sobre emprego e empreendedorismo, além de brinquedoteca e um espaço voltado para crianças, onde foi possível aprender técnicas de artesanato. A ocasião foi importante para cerca de 2,8 mil trabalhadores ligados, direta e indiretamente, ao segmento.

“Esperamos que os artesãos possam se tornar grandes empreendedores, expandam os negócios e fomentem essa que é uma cadeia produtiva tão importante para o Pará, assim como almejamos que a sociedade conheça as tipologias artesanais de acordo com a região e valorize as riquezas”, diz o titular da Seaster, Heitor Pinheiro.

Em quatro dias de programação, a Fesarte oferecereu uma gama de opções de lazer e oportunidades. Além das obras expostas e das oficinas e palestras, o público do evento também foi convidado a degustar diversas iguarias nos food trucks, na mostra gastronômica, e a participar das rodas de conversa que abordou os temas “Potencial do Artesanato na Decoração de Interiores” e “O Tacacá: uma Arte Paraense”.

“O Pará é rico em recursos naturais, mas a maior riqueza do Estado está contida no que é produzido pelos artesãos paraenses a partir desses recursos. A Feira do Artesanato Paraense será um espaço para o artesão apresentar o trabalho ao grande público, de forma que o visitante perceba toda a complexidade contida na confecção de cada peça”, explica Heitor Pinheiro.

Emissão de documentos - A Seaster também levou para a feira serviços gratuitos, como a emissão de certidão de nascimento, cadastro e emissão de carteirinha do artesão e o cadastro de currículo no Sistema Nacional de Emprego (Sine).