Localização:

Fale Conosco:

(91) 3201-7700

CataAmazon 2016.

Endereço: 

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

NOTÍCIAS

Comissão de Gestão do Aurá debate prioridades

 

 

 

 

 

​A Comissão de Gestão do Aurá vem dando seguimento às reuniões que retomaram em Março deste ano. Na última segunda-feira, dia 03 de Abril, a comissão se reuniu às 14h30 na sede as Secretaria Municipal de Saneamento, Sesan, na Almirante Barroso. O objetivo é ter encontros semanais para agilizar a discussão e procedimentos necessários para ativar o Centro de Comercialização do Aurá, localizado no antigo lixão.  

A reunião iniciou a partir da necessidade manifestada na reunião anterior de organizar uma coordenação administrativa e executiva dos catadores para o centro e assim delegar funções e responsabilidades. No entanto, a catadora Nádia Luz, presidente da rede CataPará, fez a ressalva de que junto com o Centro deve ser reativado o galpão de triagem da Associação de Catadores do Aurá – ASCA, para evitar conflito com a associação que também aguarda um espaço para o empreendimento, “se ativar o galpão do centro e não ativar o galpão da ASCA não vai dar certo”, enfatizou.

De acordo com Denilson Sizo, especialista em planos de negócios e consultor econômico pelo Trópico- UFPA, o espaço também apresenta problemas de estrutura para receber os equipamentos e material, “a universidade chegou com uma proposta de comissão técnica, fizemos um levantamento de todos os problemas ano passado e entregamos na Sesan”, e se comprometeu a reenviar o arquivo para o novo coordenador de coleta seletiva da Sesan, Wladimir Varela.                                               

                                                                                                                                      

Assim, foram apontadas as principais demandas da comissão no momento, que são: recuperar o documento com o levantamento dos problemas estruturais do galpão, feito pelos técnicos da UFPA por meio do Programa Trópico em Movimento; agilizar com a Secretaria de Meio Ambiente – SEMMA a reativação do galpão de triagem da ASCA, para ser ativado paralelamente ao Centro; discutir quais equipamentos devem ser comprados a partir de um estudo de quais materiais serão mais rentáveis nesse primeiro momento, como prensa, balança, triturador, esteira e empilhador; e agilizar a documentação do local, como CNPJ e alvará da prefeitura.

A partir disso deve então ser decidida uma comissão dos catadores que coordenarão administrativamente o espaço. Andrea Marçal, coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social Do Aurá (CRAS-Aurá) alertou para a urgência desse empreendimento no Aurá, segundo ela “no CRAS aumentou muito o número de catadores passando necessidade, precisando de cesta básica, vestimenta. Aquela não era a situação adequada para se viver, mas era de onde tiravam a sobrevivência”, referindo-se ao antigo lixão.

A comissão marcou a próxima reunião para terça, dia 11 de Abril, e uma ida ao Centro na quarta-feira para inspecionar as demandas de estrutura.

Os representantes da comissão que estiveram presentes foram Luciano Louzada e Claudionor Dias, técnicos do programa Trópico em Movimento- UFPA; Andrea Marçal, assistente social da FUNPAPA, coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social Do Aurá (CRAS-Aurá), e Michelle Oliveira, assessora do secretário adjunto da FUNPAPA; Nádia Luz, presidente da rede CataPará; Wladimir Varela, coordenador de coleta seletiva da Sesan; Maribel Martins, coordenadora de Educação Ambiental da Sesan;                                                                                                                                                                                       

 Além dos integrantes da comissão, também estiveram presentes os convidados Reginaldo Sanches, diretor do departamento de controle ambiental da SEMMA; Dione Matos, coordenadora da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Renda – Pará (SEASTER); Denilson Sizo, técnico do Trópico em Movimento em gestão empresarial – UFPA; Layse Pinheiro, estudante do PPGCA- UFPA; Regina Macêdo, da SEASTER; Gessíria Leão, funcionária da Sesan; Darlan Farias, da Sesan; Regina Ribeiro, catadora da ACSSB; Lucillene Nascimento, catadora da COCAJUBA; Evaldo Souza, da cooperativa CataMosqueiro; e Paulo André, da COOCAPE.

Texto: Flávia Cortez