Localização:

Fale Conosco:

(91) 3201-7700

CataAmazon 2016.

Endereço: 

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

NOTÍCIAS

Coleta seletiva já atende 19 bairros de Belém

 

 

 

Quem visita pontos turísticos ou praças de Belém, como é o caso do Portal da Amazônia, já pode contar com um dos 20 Locais de Entrega Voluntária de material reciclável (LEVs), instalados na capital e nos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro, para incentivar o descarte correto do lixo que pode ser reciclado.

Em Belém os equipamentos de coleta seletiva estão distribuídos nos bairros de Batista Campos, Cidade Velha, Jurunas, Campina, Mangueirão e São Brás, entre outros.

Com a coleta seletiva, cerca de 250 toneladas de materiais recicláveis são comercializadas por mês na capital paraense. Os dados são das secretarias de Meio Ambiente (Semma) e Saneamento (Sesan). Com os LEVs, a quantidade de material reciclável recolhido deve aumentar.

Orientações

Os Locais de Entregas Voluntárias (LEVs) são divididos em jogos de três contêineres nas cores azul, vermelho e amarelo, que recebem, respectivamente, papel, plástico e metal. Já outros pontos receberam um único contêiner verde, onde podem ser depositados os três tipos de materiais recicláveis.

Todo o material arrecadado nos LEVs são destinados às 13 cooperativas cadastradas, que recebem o apoio da Prefeitura de Belém.

Para quem fizer a coleta seletiva em sua residência, a recomendação é lavar e secar o material antes de depositar nos LEVs distribuídos na cidade.

A funcionária pública Fátima Costa, do bairro de Marco, é uma das pessoas que têm esse cuidado. “Aqui em casa eu costumo separar o lixo seco do úmido. Quando tem resto de comida, copo descartável, papel higiênico, entre outros, eu coloco em um saco. Ai eu separo as garrafas pets, latas de refrigerante e caixas de papelão, para a coleta seletiva. Antes eu entregava no supermercado, mas agora tem um ponto de coleta próximo de casa e vou entregar lá”, diz Fátima.

*Estações de Coleta Seletiva (três contêineres)

– Portal da Amazônia (Jurunas)

– Praça da República (Campina)

– Praça Batista Campos (Batista Campos)

– Orla de Icoaraci

– Caramanchão/Mosqueiro

– Contêiner que recebe todos os resíduos:

– Praça Dom Pedro (Cidade Velha)

– Praça Felipe Patroni (Cidade velha)

– Praça da Sé (Cidade Velha)

– Praça Jaú (Sacramenta)

– Praça da Bandeira (Campina)

– Praça Amazonas (Jurunas)

– Praça Princesa Izabel (Condor)

– Ver-o-Rio (Umarizal)

– Praça Estivadores (Campina)

– Ver-o-Peso (Comércio)

 

Texto: Ana Paula Azevedo

Foto: Tássia Barros – Comus

Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA)