Localização:

Fale Conosco:

(91) 3201-7700

CataAmazon 2016.

Endereço: 

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

Vidas Amazônicas #1: Maria Trindade e a Associação Cidadania Para Todos

A primeira pessoa a ter sua história contada pela série é Maria Trindade de Araújo. Nascida em Anajás (PA), que pertence à mesorregião do Marajó e à microrregião de Breves, começou a trabalhar como catadora há vinte e um anos.  Trabalhou por cinco anos no lixão do Aurá em seguida passou a integrar o grupo de Recicladores por sete anos, em que foi chamada para o fortalecimento da Cooperativa de Trabalhadores de produção do Aurá (COOTIPA). Em seguida fundou a Associação Cidadania Para todos, onde é presidente até hoje.

 

O surgimento da categoria é resultado de um modelo de acumulação do capital e de um processo de industrialização desigual, que atraiu grandes contingentes do nosso povo para as cidades, sem perspectiva de emprego para todos.

 

Diariamente Maria Trindade acorda às 6 horas da manhã, segue para a Associação e define as atividades que serão executadas durante o dia. Cada associado tem sua função, entre triagem, transporte, coleta porta a porta, eco ponto (onde ficam alguns associados recebendo doação de materiais) e setor administrativo.

 

Sobre ser catadora, Maria Trindade acredita que seu trabalho contribui para a construção de uma Amazônia mais sustentável, pois “hoje, através das retiradas de materiais recicláveis, conseguimos impedir que esses materiais sejam destinados a lixões ou até mesmo jogados nas ruas”. Além disto, “esses materiais são separados e destinados a empresas competentes, fazendo assim a logística revessa, ajudando com que menos matéria prima seja tirada da natureza”, conclui.

Para a presidente da Associação Cidadania Para Todos a iniciativa da UFPA, por meio do Programa Trópicos em Movimento, na Incubação para fortalecimento de cooperativas e associações de catadores, a princípio, “é um grande desafio, para os catadores que hoje ainda atuam em lixões, acredito que esse projeto trará um conhecimento a eles mostrando que o trabalho organizado por meio de cooperativas e Associação, pode conquistar direitos, tendo assim uma qualidade de vida melhor”.

Para Maria Trindade a experiência de trabalho em Redes é positiva , pois possibilita a conquista de espaço no mercado e a operacionalização das tarefas de forma mais dinâmica e efetiva. A maior relevância de seu trabalho está na luta  pela consolidação da categoria, para que possam trabalhar de forma digna.

Quem são os catadores e catadoras de materiais recicláveis?

A profissão dos Catadores foi reconhecida na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) pela Portaria n.º 397, de 9 de outubro de 2002, do Ministério do Trabalho, sob o Código n.º 5.192-05. O Catador de Material Reciclável é um trabalhador(a) que recolhe os resíduos sólidos recicláveis e reaproveitáveis, como papelão, alumínio, plástico, vidro, entre outros.

O que são associações e cooperativas?

Uma associação ou uma cooperativa, união voluntária de pessoas que se organizam para realizar objetivos comuns, é administrada democraticamente. Todos os associados ou cooperados têm os mesmos direitos e os mesmos deveres.

Texto: Lucila Vilar.