Localização:

Fale Conosco:

(91) 3201-7700

CataAmazon 2016.

Endereço: 

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

NOTÍCIAS

Delegação paraense na Expocatadores 2016

 

 

 

 

 

 

Depois de dois dias de viagem de ônibus, a delegação do Pará chegou ontem, dia 27 de Novembro, às 19 horas, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos, em Belo Horizonte, sede da Expocatadores 2016, um dos principais eventos realizados na temática de resíduos sólidos urbanos e educação ambiental do Brasil. Esta é a sétima edição do evento que acontece do dia 28 a 30 de novembro, e tem como público principal as associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

No ônibus vieram 50 pessoas, sendo a grande maioria formada por catadores e catadoras de diversas regiões do Pará, marcando um recorde de participantes do Estado no evento. Vieram representantes de associações e cooperativas de catadores de Belém (ACCSB, COOPALIX, Associação Cidadania para Todos, COOCAP, CATAURB, Cooperativa Filhos do Sol, CONCAVES), de Icoaraci (COOCAVIP), Outeiro (COOCAOUT), Benevides (ReciclaBem), Cotijuba (COOCAJUBA) e Ilha do Combu (Associação de Catadores da Ilha do Combu). Também dos municípios de Barcarena (ASCA Barcarena), Colares (Cooperativa de Catadores de Colares), Santa Isabel (COOPECICLA), São Miguel do Guamá (Associação Reciclar), Vigia (cooperativa Recicrom) e Ananindeua (ARAL).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De acordo com a representante da região Norte do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), a catadora paraense Maria Trindade Araújo, é muito importante a participação dos catadores “para troca de experiência, porque são vários grupos organizados, cooperativas e associações de todos os estados vão estar aqui, então trazer a aprendizagem para dentro da cooperativa e associação e para o grupo deles, trazer experiência e falar como os outros trabalham e vir com fortalecimento pra dentro da base”, afirmou.

A Expocatadores está em sua sétima edição e este ano coincide com o aniversário de 15 anos de atuação do MNCR, que teve sua primeira célula organizativa no estado de Minas Gerais. O movimento representa a organização da categoria para valorização e protagonismo do catador no Brasil.

Também estão presentes na delegação paraense da Expocatadores 2016 a UFPA, o Programa Trópico em Movimento, o Fórum Paraense de Economia Solidária, a Associação de Gestores e Gestoras do Estado do Pará (AGAEPA), Casa de Apoio Semeando, de Parauapebas e a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA).

Texto: Flávia Cortez