NOTÍCIAS
Na esteira das discussões sobre saneamento básico que têm sido pautadas na Câmara Municipal de Belém desde o início do ano legislativo, na tarde desta quinta-feira,16, sessão especial solicitada pela vereadora Marinor Brito (PSOL) discutiu o saneamento básico sob a ótica da Campanha da Fraternidade de 2016 que teve como tema “Casa comum, nossa responsabilidade” , com objetivo principal de chamar atenção para a questão do saneamento básico no Brasil e sua importância para garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos.
Aconteceu na manhã de quarta-feira, 15 de Março, na sede da Associação dos Moradores do Conjunto Verdejante III, a segunda reunião da equipe do Programa Trópico em Movimento com catadores de materiais recicláveis para discutir a sua organização enquanto cooperativa e a fundação da Cooperativa de Trabalho Amigo do Lix (COOPALIX).
O programa Trópico em Movimento e a prefeitura de Abaetetuba reuniram-se em Belém na última segunda-feira, dia 06 de Março, às 11h, em uma Agência da Caixa Econômica, para tratar sobre o andamento do projeto de incubação e um termo de cooperação técnica entre o programa e a prefeitura que será assinado ainda este mês.
Nos dias 8 e 9 de fevereiro, acontece no Atelier de Artes da Universidade Federal do Pará, o Seminário “Fortalezas e Fraquezas das Organizações Sociais nas Unidades Produtivas nas Redes”, do Projeto de Incubação para Fortalecimento de Cooperativas e Associações de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis em Municípios de Pará realizado pelo Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento.
Acontece amanhã, dia 9 de fevereiro, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho Emprego e Renda (SEDETER), reunião de planejamento da Plenária Estadual Temática do Fórum Paraense de Economia Popular e Solidária (FPEPS).
A Praça Batista Campos recebeu a quinta edição da Feira do Artesanato Paraense (Fesarte), que este ano teve como tema “O artesanato como ferramenta de promoção da sustentabilidade no Pará”. A feira ocorreu de quinta-feira (15) a domingo (18). Catadores da Cooperativa Amigos do Lixão (COOPALIX), que fazem móveis a partir de paletes de madeira, participaram da Feira. Todos os objetos expostos foram vendidos.
A sétima edição da Expocatadores, maior evento sobre Resíduos do Brasil e que tem como público alvo catadores e catadoras de materiais recicláveis, aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de novembro em Belo Horizonte. O evento reuniu associações e cooperativas de catadores de todas as regiões do país, representantes do poder público, empresas, instituições e organizações não governamentais, nacionais e internacionais, para debater políticas públicas, gestão de resíduos, investimentos, legislação e maior inserção social dos catadores.
Acontece amanhã, dia 15, no Espaço Memória da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), a Plenária Estadual do Fórum Paraense de Economia Popular e Solidária (FPEPS) com o tema “15 anos de Economia Solidária na Amazônia paraense e os caminhos da sustentabilidade”.
O artesanato feito de materiais recicláveis é uma das possibilidades de emprego e renda para catadores e artesãos. Essa foi a proposta que ocupou o “Espaço Metal” no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), durante a Expocatadores 2016, com oficinas de artesanato. Sobras de garrafas PETs, latinhas e panos foram usados como matérias primas para confecção de bijuterias, bonecas, quadros, além de utensílios e mosaicos decorativos.
Aconteceu no dia 30 de novembro, às 8 horas da manhã, a concentração para 2ª Marcha Nacional dos Catadores e Catadoras, em frente ao Parque Municipal Américo Renné Giannetti, na Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte (MG). Organizada pelo Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), cerca de 1200 participantes seguiram pela Rua da Bahia e Avenida dos Andrada rumo à Praça Sete.
No segundo dia do evento a troca de experiências internacionais sobre resíduos foi destaque na programação. Durante a manhã com a palestra “Construindo uma plataforma de Lixo Zero: o caso de Berkeley – California – EUA”, no auditório, e a Mesa de Diálogo “Políticas Públicas para a Reciclagem Inclusiva na América Latina”, no “Espaço Papelão”. À tarde, o tema no auditório foi “Compartilhando experiências de valorização dos resíduos e da reciclagem inclusiva na França” que trouxe diferentes exemplos de empresas sustentáveis e associações francesas de reutilização.
No primeiro dia de evento já se ouvia falar que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitaria a Expocatadores 2016. Segundo a coordenação, não constava na programação para evitar aglomeração fora do local. O ex-presidente chegou por volta das 19h30 no Centro Mineiro de Referência em Resíduo, no dia 28 de Novembro, junto com o Governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e uma comitiva de representantes de diversas entidades. Na cerimônia, junto a eles, estavam presentes dois representantes da coordenação do Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (MNCR), Claudete Costa, do Rio de Janeiro, e Luiz Henrique da Silva, de Minas Gerais.
No primeiro e segundo dia de programação da Expocatadores, 28 e 29 de novembro, havia um espaço destinado às rodas de conversas com tema “Empoderando as mulheres catadoras”, compondo um debate contínuo sobre gênero. Mediado por Sonia Dias, socióloga e membro da Rede WIEGO (Mulheres em Empregos Informais: Globalizando e Organizando - Rede global focada em garantir a subsistência de pobres, principalmente mulheres, na economia informal), o objetivo era socializar depoimentos e levar formação para as catadoras.
Depois de dois dias de viagem de ônibus, a delegação do Pará chegou ontem, dia 27 de Novembro, às 19 horas, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos, em Belo Horizonte, sede da Expocatadores 2016, um dos principais eventos realizados na temática de resíduos sólidos urbanos e educação ambiental do Brasil. Esta é a sétima edição do evento que acontece do dia 28 a 30 de novembro, e tem como público principal as associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
Quem visita pontos turísticos ou praças de Belém, como é o caso do Portal da Amazônia, já pode contar com um dos 20 Locais de Entrega Voluntária de material reciclável (LEVs), instalados na capital e nos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro, para incentivar o descarte correto do lixo que pode ser reciclado.
Foi na reciclagem que eu encontrei a oportunidade de criar meu filho com dignidade. Eu engravidei muito cedo e precisava trabalhar para sustentar minha família. Hoje, eu consigo sustentar meus quatro filhos com o suor do meu trabalho e ainda contribuo para a preservação do meio ambiente’’, conta Nádia Luz, que trabalha como coletora de materiais recicláveis há 29 anos.
Entre os dias 28, 29 e 30 de novembro acontecerá a sétima edição da Expocatadores, que é um dos principais eventos realizados sobre resíduos sólidos urbanos e educação ambiental do Brasil. A intenção é disseminar experiências positivas, expor projetos sociais, iniciativas empresariais e tecnologias que visam fortalecer a presença qualificada dos catadores de materiais recicláveis na cadeia da reciclagem.
O município de Belém do Pará possui uma população estimada em 1.393.399 habitantes e produz, em média, 1.4 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saneamento (SESAN). E um dos principais desafios é a gestão desse material de maneira sustentável e que gere renda aos catadores. Nesse sentido, O Centro de Triagem, Processamento, Capacitação e Comercialização de Recicláveis e Reutilizáveis do Aurá (CTPCR do Aurá) será implementado com o propósito de atender aos catadores de Belém, que estejam organizados formalmente.
Na última quinta-feira, 3 de novembro, Ailton Pires, técnico do Projeto de Incubação, apresentou, na Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), a proposta de coleta seletiva solicitada pelo Ministério Público do Estado, que teve como base o edital de coleta seletiva lançado pelo município de Belém, em 2016. O projeto analisou a viabilidade jurídica e econômica dos serviços de Educação Ambiental, Coleta e Transporte de resíduos da cidade.
No dia 15 de outubro, três assaltantes entraram armados no galpão da Associação Cidadania Para Todos, na Plamax, em Ananindeua, renderam os catadores que estavam presentes e ameaçaram a presidente da Associação, Maria Trindade, com uma arma. Os assaltantes levaram o pagamento de quinze dias de trabalho.
Três redes de cooperativas de catadores de materiais recicláveis, que reúnem aproximadamente 250 trabalhadores, atuaram na coleta de materiais descartados durante a Trasladação e o Círio, em Belém. Eles recolheram aproximadamente 120 toneladas de produtos que podem ser reciclados ou reaproveitados.
No dia 03 de outubro, a Associação Cidadania para Todos e a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Ananindeua (COOCAREA), em parceria com a prefeitura de Ananindeua, formalizaram novos roteiros de coleta seletiva nos bairros do Guajará e Distrito Industrial, ampliando o projeto de coleta nos bairros e a inclusão de novos catadores do Aurá.
Foi criado em março de 2015 como contribuição da Embrapa Amazônia Oriental ao Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PLANAPO), por meio do projeto “Sistemas agroecológicos, inovações tecnológicas e organizacionais: processos de transição voltados à resiliência ambiental e social no Estado do Pará”, aprovado na Chamada MDA/CNPq nº 38/2014.
Durante a festividade nazarena, aproximadamente 200 mil pessoas visitam o Arraial de Nazaré e se divertem nos brinquedos e se deliciam com comidas típicas características da época. O projeto é realizado em parceria com a empresa de coleta de resíduos e entulhos, Cidade Limpa, a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (CONCAVES) e Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB). No arraial serão disponibilizados contêineres sinalizados para o descarte correto de resíduo orgânico e o reciclável..
Durante os dias 19 e 30 de setembro, 280 catadores participam do curso de capacitação e aperfeiçoamento, organizado pela UPbio Soluções Ambientais que abordou os temas: Educação Ambiental; Resíduos Sólidos; Cooperativismo; Segurança no Trabalho e Trabalho Descente; e Atendimento ao Público.
De 28 a 30 de novembro, em Belo Horizonte, acontece a 7ª Expo Catadores com o tema “Inclusão Social, Meio Ambiente e Gestão de Resíduos”.
Pouco mais de um ano após a desativação do antigo lixão do Aurá, a promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado comemora mais um avanço na gestão ambiental da capital paraense. Através de um decreto assinado nesta terça-feira, 13, na sede da Prefeitura de Belém, foi criado o Comitê Gestor do Centro de Integração da Coleta Seletiva - Aurá, que garante uma gestão compartilhada entre cooperativas e associações de catadores de Belém.
O Fórum Paraense de Economia Solidária (FPEPS), expressão estadual do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), é uma articulação militante e autogestionárias de empreendimentos e empreendedores...
O CataAmazon é um instrumento para que catadores, e suas entidades profissionais, podem se relacionar comercialmente, politicamente e culturalmente com atores do seu meio urbano em um mundo cada vez mais digitalizado
Pouco mais de um ano após a desativação do antigo lixão do Aurá, a promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado comemora mais um avanço na gestão ambiental da capital paraense.
Construir uma proposta que inclui, de maneira igualitária, os catadores de resíduos sólidos é o objetivo do Grupo de Trabalho formado pela categoria e o Projeto de Incubação
Pensar, debater e escolher o melhor modelo de organização dos diferentes grupos de catadores e catadoras de resíduos sólidos da região metropolitana de Belém é uma das ações do Projeto “Incubação para fortalecimento de cooperativas e associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis – em municípios do Pará”
Pandora D’Áquila, atual presidente da Associação dos Catadores do Aurá (ASCA), falou sobre a situação dos catadores e o que esperam do poder público e da UFPA.
No último dia 29, a equipe do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento (UFPA) acompanhou uma visita ao Galpão de Triagem, localizado no Aurá, que será destinado, pela prefeitura municipal, às cooperativas de catadores de resíduos sólidos de Belém.
O trabalho tem o acompanhamento técnico da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Ministério Público do Estado juntamente com a Guamá Valorização Energética, administradora do empreendimento.
Grupo de Trabalho de resíduos sólidos da região metropolitana de Belém pretende articular o debate e a construção de caminhos para a coleta seletiva que dialoguem com a política nacional
Entre os dias 13 a 16 de junho, Alessandra Lourenço, fiscal e analista de convênios da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) esteve em Belém para acompanhar, entre outras ações, o trabalho realizado no projeto “Incubação para fortalecimento de cooperativas e associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis – em municípios do Pará” desenvolvido pelo Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento (UFPA).
A coordenação do projeto “Incubação para fortalecimento de cooperativas e associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis – em municípios do Pará” realizado pelo Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento (UFPA) reuniu hoje, às 11 horas, com representantes das Redes CATAPARÁ e RECICLA PARÁ para debater a criação de um portal eletrônico que será a vitrine digital de cada Rede e seus empreendimentos.
Seminário Incubação de Empreendimentos de Catadores de Resíduos Sólidos na Região Metropolitana de Belém reuniu diferentes atores sociais que debateram sobre questões relativas ao tema
◄
1 / 1
►