• cataamazonufpa

Agrônomo cria projeto para cultivo de hortas em pneus e dá curso gratuito no interior de RR

Projeto "Reciclorganicos" iniciou há três meses e mais de 200 pneus já foram reciclados e usados no cultivo de hortas em Rorainópolis, região Sul de Roraima.


Horta em pneus cultivada no Parque de Vaquejada de Rorainópolis — Foto: Hugo Gonçalves/Arquivo pessoal

O engenheiro agrônomo Hugo Gonçalves teve a ideia de reaproveitar pneus velhos para criar hortas usando material reciclável em Rorainópolis, Sul de Roraima. Em três meses, ele já cultiva algumas espécies de hortaliças, conseguiu zerar o estoque de pneus das borracharias da cidade e dá cursos gratuitos à população.


Gonçalves batizou o projeto de "Reciclorganicos". Servidor da prefeitura da cidade, ele atua na Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Semader) e usa o conhecimento técnico em agronomia para dar vida ao projeto.


"Tinha muitos pneus nas margens da rodovia, próximo de borracharias, principalmente pneus de caminhão. Então, pensei em juntar a agricultura com a reciclagem, e resolvi fazer esse projeto divulgando a agricultura orgânica", contou Gonçalves.

Hugo Gonçalves dá curso gratuito para que moradores saibam como cultivar plantas em materiais recicláveis — Foto: Hugo Gonçalves/Arquivo pessoal

O "Reciclorganicos" tem três objetivos: reciclar materiais que poluem o meio ambiente e o visual da cidade, dar cursos para crianças, idosos e produtores rurais e usar a produção como reforço a merenda escolar no município.


Nesses três meses de projeto, mais de 200 pneus velhos já foram retirados das ruas da cidade. O próximo passo deve ser a implantação do projeto em escolas do município.

Pneus também são usados para outros tipos de plantações — Foto: Hugo Gonçalves/Arquivo pessoal

Além disso, 21 pessoas, entre produtores rurais e professores, participaram do curso, com duração de seis horas, em que ele explica como cultivar as hortas em materiais reciclados em suas próprias residências.


O agrônomo disse que a ideia de inserir idosos no projeto surgiu da possibilidade de se ter economia no consumo, além de garantir acesso a uma alimentação saudável.

"A expectativa é que possamos implantar no máximo de escolas e casas de idosos possíveis. Para eliminar esse tipo de rejeito na cidade. Em algumas borracharias já conseguimos zerar os depósitos de pneus velhos", afirmou.

Interessados em participar o curso podem ir até a Semader, na rua Pedro Emanuel da Silva, nº 51, Centro de Rorainópolis. Além do curso, o agrônomo também auxilia na construção da horta orgânica com materiais recicláveis em casa.


Fonte: G1

Localização:

Fale Conosco:

(91) 3201-7700

CataAmazon 2016.

Endereço: 

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil