Localização:

Fale Conosco:

(91) 3201-7700

CataAmazon 2016.

Endereço: 

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

  • cataamazonufpa

Caminhada marca lançamento de coleta seletiva em Abaetetuba

A ação mobilizou a cidade para a conscientização do descarte adequado do lixo.


A caminhada pelas ruas do centro de Abaetetuba-PA, no nordeste paraense, na última terça-feira (18), marcou o início oficial da coleta seletiva de resíduos sólidos. A mobilização contou com a participação de alunos de escolas públicas, da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do projeto "Incubação para o fortalecimento de cooperativas e associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis  em municípios do Pará”, das universidades particulares e dos cooperados da Cooperativa dos Coletores de Materiais Recicláveis de Abaetetuba (COOCAMARA). Durante a ação, também estiveram presentes, o prefeito de Abaetetuba, Alcides Negrão e o secretário municipal do meio ambiente, Jairo Vilhena.

“Esse momento mostra que não devemos simplesmente dar condições para os coletores fazer seu trabalho. Mas, também, contar com o apoio da população”, disse o prefeito de Abaetetuba.


O engenheiro Sanitarista Luciano Louzada, técnico do projeto “Incubação para o fortalecimento de cooperativas e associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis em municípios do Pará”, realizado pelo Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento, da Universidade Federal do Pará (UFPA), participou do desenvolvimento da Unidade de Triagem de Materiais Recicláveis de Abaetetuba. Ele destacou a importância da participação do projeto de incubação durante esse processo.


"É desde a parte de organização, de legalização, organização da parte administrativa e do processo produtivo, que vai da coleta seletiva, das triagens, da prensagem e comercialização. então a gente atua desde o início e o objetivo é que quando a gente sair daqui em 2020, eles consigam por conta própria, fazer todas essas etapas de produção de uma unidade de triagem", explica Luciano.


O objetivo da caminhada foi de conscientizar a comunidade local sobre o descarte adequado do lixo. Ao longo do trajeto, que deu início na Praça do Barco e encerrou na Praça da Bandeira, em frente à prefeitura, os integrantes da COOCAMARA recolheram nos carrinhos padronizados da coleta seletiva, os mais diversos resíduos entregues pelos moradores, empresas, lojas e supermercados, para então serem destinados ao centro de triagem do município.


Confira no vídeo abaixo, a reportagem do programa Panorama Ecológico sobre a caminhada.

Por Karina Samille Costa