• cataamazonufpa

Cooperativas e Associações de Materiais Recicláveis realizam coleta seletiva durante o Círio 2018

Cerca de 280 catadores de materiais recicláveis, realizaram a coleta seletiva em parceria com os mais de mil agentes de limpeza da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (SESAN).

Catadores da Associação de Recicladores das Águas Lindas (ARAL)


Durante as procissões do Círio 2018, cerca de 280 catadores de materiais recicláveis, realizaram a coleta seletiva em parceria com os mais de mil agentes de limpeza da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (SESAN). Para as duas romarias, a coleta de matérias contou com aproximadamente 100 catadores na trasladação e 150 no Círio.


Participaram da coleta, as cooperativas e associações de materiais recicláveis de Belém e da região metropolitana, sendo estas: Associação de Catadores da Coleta Seletiva de Belém (ACCSB); Associação de Recicladores das Águas Lindas (ARAL); Cooperativa de reciclagem Central de Icoaraci (CRCI); Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (CONCAVES); Cooperativa de Coletores de Materiais Filhos do Sol; Cooperativa de Catadores da Pedreira (COCAPE) e a Associação dos Catadores de Outeiro (ASCADOUT).


Cerca de seis carros compactadores fizeram a coleta do lixo com o apoio de 16 caçambas, durante as romarias do sábado e domingo. Em torno de 150 máquinas e equipamentos como carro pipa, hidro jato e caminhão munck utilizados para a limpeza, desde a Catedral Metropolitana de Belém até a Basílica Santuário de Nazaré, atendendo também as vias transversais.


Após as passagens das romarias, que reuniram este ano, em torno de dois milhões e quinhentos mil pessoas, de acordo com o balanço da Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social (SEGUP), as vias foram varridas e lavadas com mais de 15 mil litros de água da maré. Cerca de 500 toneladas de lixo e 100 toneladas de materiais foram recolhidos e destinados para a reciclagem através das cooperativas de materiais recicláveis, gerando fonte de renda aos catadores.


Veja mais, na galeria de imagens abaixo:


Por Karina Samille Costa


Localização:

Fale Conosco:

(91) 3201-7700

CataAmazon 2016.

Endereço: 

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil