Localização:

Fale Conosco:

(91) 3201-7700

CataAmazon 2016.

Endereço: 

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

  • cataamazonufpa

Dia Mundial dos Catadores de Materiais Recicláveis

Um trabalho que busca manter o planeta mais sustentável e saudável.

Nesta sexta-feira (1), é o Dia Mundial dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e o Programa Trópico em Movimento por meio do projeto “Incubação para fortalecimento de cooperativas e associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis em municípios do Pará”, da Universidade Federal do Pará, presta a sua homenagem aos catadores e catadoras das Cooperativas e Associações parceiras, pelo trabalho desenvolvido na área de coleta seletiva, o qual contribui para o desenvolvimento sustentável do Estado do Pará.


Por reconhecer a importância dessa atividade, parcerias com as instituições públicas, como o Ministério Público Estadual do Pará, foram fundamentais para a fiscalização das condições de trabalho dos catadores e catadoras de materiais recicláveis dos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Bragança, município do nordeste paraense, os quais necessitam de políticas públicas de inclusão socioeconômica dentro da cadeia produtiva da reciclagem, para que se possa extinguir a catação em lixões e a situação de vulnerabilidade desses trabalhadores e suas famílias.

Família de catadores no lixão de Bragança, município do nordeste paraense. Foto: Luciano Louzada


E para celebrar o Dia Mundial do Catador e o Dia Internacional da Mulher, as catadoras das cooperativas e associações de materiais recicláveis do Pará, realizará no dia 8 de março (sexta-feira), a Marcha das Mulheres, a partir das 8 horas da manhã. A concentração é no Mercado de São Brás, em Belém.

Criado durante o Primeiro Encontro Internacional de Catadores realizado na Colômbia em 2008, reunindo cerca de 34 países, na América Latina, o Dia Mundial do Catador é lembrado em memória dos 10 trabalhadores mortos nesse país, dentro da Universidade Livre de Barranquilla, no ano de 1992.


Confira na galeria de imagens, as ações e parcerias do Programa Trópico em Movimento em prol dos catadores e catadoras do Pará.

Por Karina Samille Costa