• cataamazonufpa

Escola dá início a projeto para trabalhar implantação de coleta seletiva na vila de Alter do Chão

Em parceria com a Coopresan, o projeto inovador e permanente visa envolver não apenas os alunos, mas todos os moradores das proximidades.

Escola dá início a projeto para trabalhar implantação de coleta seletiva na vila de Alter do Chão — Foto: Alene Silva/Arquivo Pessoal

A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus deu início, nesta quinta-feira (29), em um projeto para trabalhar a implantação de coleta seletiva na vila de Alter do Chão, em Santarém, oeste do Pará.


O Projeto consiste, fundamentalmente, na efetivação de alternativas viáveis para a resolução da problemática de resíduos sólidos na comunidade, através de ações de educação ambiental pelo processo de conscientização, sensibilização e participação direta das escolas e população.


A escola em parceria com a Cooperativa de Reciclagem de Santarém (Coopresan), por meio do projeto de Educação Fiscal “ Aprendendo com o boto sobre a importância da preservação do patrimônio público de Alter do Chão”, realizou com pais e alunos da escola uma oficina ministrada pelo coordenador da cooperativa, Rondinely Vieira, para dar início à implantação do projeto.


De acordo com a pedagoga da escola, Alene Silva, a vila de Alter do chão é a maior referência turística de Santarém e uma das mais importantes do Pará e do Brasil, apesar da exuberante beleza, ainda sofre com o descarte e destinação inadequada do lixo, causando uma má impressão nos turistas.


"O objetivo é mudar o conceito de como a população trata essa questão do lixo, e fazer da própria população, fiscais permanentes. Por isso iniciamos o projeto com os alunos da escola, para assim envolver os pais e o restante da comunidade à questão do lixo mal descartado", disse.

Ainda de acordo com a pedagoga, inicialmente serão realizadas palestras e oficinas, porém ações mais efetivas de coleta de material reciclado serão implantadas.


"Será uma grande operação que tem como objetivo trabalhar na base, que é a forte educação ambiental. Instalações de pontos de entrega voluntária (PEVs) serão feitos. Algumas ações serão reforçadas no período do Sairé e Festival Internacional de Cinema, porque é uma época em que o fluxo de visitação aumenta", enfatizou Alene Silva.


Fonte: G1

Localização:

Fale Conosco:

(91) 3201-7700

CataAmazon 2016.

Endereço: 

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil