• cataamazonufpa

Evento discute sobre violência na Região Metropolitana de Belém

Atualizado: 10 de Dez de 2019

Organizado pelo Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento em parceria com o Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará, a mesa redonda terá entre os convidados participantes: professores, pesquisadores e representantes da Promotoria de Justiça e de Secretarias do Estado do Pará.

A violência tem sido uma temática recorrente na sociedade brasileira, principalmente, em regiões urbanas onde as desigualdades sociais e econômicas são intensas, como é o caso da cidade de Belém e região metropolitana.


E para discurtir acerca dessas problemáticas no intuito de promover a busca por soluções mais eficientes para o enfretamento da violência na região, o Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento em parceria com o Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará irá realizar no dia 13 de dezembro de 2019, às 9 horas, a mesa redonda "Violência na Metropolitana de Belém", no auditório do ICJ, localizado no Campus Profissional da UFPA, em Belém.


As incrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: http://bit.ly/INSCRICAOMESA. Haverá emissão de certificado com carga horária de 4 horas.

O evento, será mediado pelo Coordenador do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA, Gilberto Rocha e terá entre os debatedores: a advogada e coordenadora do grupo de estudo e pesquisa sobre mortes de adolescentes no Pará do Cedeca-Emauss, Celina Hanoy, a professora da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará, Milene Veloso, como também, pesquisadores e representantes da Promotoria de Justiça e de Secretarias do Estado do Pará.


Os expositores são os pesquisadores Thomas Mitschein e Jadson Chaves, do Programa Trópico em Movimento da UFPA que publicaram recentemente o artigo intitulado Polarização Socioespacial e Violência na Metropolitana de Belém (MDB). A pesquisa traz um panorama sobre a violência na região metropolitana de Belém desde o início da redemocratização do sistema político brasileiro até os dias atuais, a partir dos aspectos econômicos, políticos e sociais.


O resultado completo do estudo econtra-se no livro Violência na Metropolitana de Belém: como enfrentar uma guerra civil não declarada nas zonas urbanas da floresta amazônica? que discute no âmbito local, os resultados de estudos sobre a violência urbana na região metropolitana de Belém na virada do século XX para o século XXI e será lançado na mesa redonda.


Por Karina Samille Costa

Localização:

Fale Conosco:

(91) 3201-7700

CataAmazon 2016.

Endereço: 

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil