Localização:

Fale Conosco:

(91) 3201-7700

CataAmazon 2016.

Endereço: 

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

  • cataamazonufpa

Frente Parlamentar da Cadeia Produtiva da Reciclagem é criada para otimizar a gestão do lixo

Representantes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) no Pará, de cooperativas de materiais recicláveis, parlamentares estaduais e os deputados federais Vavá Martins e Carlos Gomes, presidente da FPCPR, bem como membros da sociedade civil, participaram da solenidade em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Frente Parlamentar da Cadeia Produtiva da Reciclagem (FPCPR) no estado do Pará. Foto: Assessoria do Deputado Federal Vavá Martins.

Na última quinta-feira (6) foi apresentada a Frente Parlamentar da Cadeia Produtiva da Reciclagem (FPCPR) no estado do Pará, no Auditório João Batista da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA). Representantes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) no Pará, de cooperativas de materiais recicláveis, parlamentares estaduais e os deputados federais Vavá Martins e Carlos Gomes, presidente da FPCPR, bem como membros da sociedade civil, participaram da solenidade em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente.


A sessão presidida pelo deputado estadual Fabio Freitas, discutiu sobre o caos na região metropolitana de Belém e a péssima gestão dos resíduos sólidos, como também, problemáticas em relação a poluição do solo, das águas, do ar e visual em que a população é submetida.

Outro aspecto importante destacado, foi a destinação inadequada dos resíduos sólidos na cidade que devido a falta de uma coleta seletiva, triagem e destinação adequada desses materiais, não promove uma cadeia produtiva e de valor econômico, o qual deveria ser aproveitado de maneira sustentável.

As representantes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis no Pará, Maria Trindade e Nádia da Luz, ressaltaram a importância da valorização e do respeito ao trabalho realizado todos os dias pelos milhares de catadores e catadoras de materiais recicláveis no Brasil e que infelizmente é invisível aos olhos da sociedade.


Por fim, ressaltaram à necessidade da administração pública em cumprir suas responsabilidades e elaborar os planos Estadual e Municipal de Resíduos Sólidos, conforme determina o Plano Nacional de Resíduo Sólido (PNRS).


Por Karina Samille Costa