• cataamazonufpa

O Estado da Arte do Saneamento Básico na RMB é tema do Curso de Meio Ambiente e Resíduos Sólidos

A professora Valdívia Norat, do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFPA, foi quem ministrou as aulas dos dias 2 e 3 de abril de 2019, com assuntos voltados para a Política Nacional de Resíduos Sólidos e Política Nacional de Saneamento.

Professora Valdívia Norat, é graduada em Engenharia Civil pela UFPA e tem especialização na área de Engenharia Ambiental. Foto: Joab Dias.

Nos dias 2 e 3 de abril de 2019, o Curso de Meio Ambiente e Resíduos Sólidos na Região Metropolitana de Belém: uma abordagem interdisciplinar, realizado pelo Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento, apresentou a temática “O Estado da Arte do Saneamento Básico na Região Metropolitana de Belém”, ministrada pela professora Valdívia Norat, do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFPA, no auditório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Pará, em Belém.


Durante os dois dias de aula, foram discutidos assuntos relacionados à Política Nacional de Resíduos Sólidos e à Política Nacional de Saneamento, como também, sobre o gerenciamento e a gestão de resíduos sólidos na região metropolitana de Belém.


Dentre as dificuldades destacadas pela professora Valdívia Norat, estão a elaboração e a implementação dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, assim como, o estabelecimento de políticas públicas que alcancem de maneira efetiva, as metas previstas na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), as quais visam a redução e a reutilização por meio da reciclagem, tendo em vista, o tratamento e a disposição final ambientalmente adequadas dos rejeitos e, consequentemente, a eliminação dos lixões.

Há 30 anos atuando como docente da Universidade Federal do Pará (UFPA), no curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, nas áreas de Saúde Ambiental e Saneamento Ambiental e Básico, relacionadas especificamente, para a área de Resíduos Sólidos, Valdívia Norat ressaltou a importância de se promover cursos como o de Meio Ambiente e Resíduos Sólidos, realizado pelo Programa Trópico em Movimento, bem como a interação dos alunos que demonstraram muito interesse e participaram ativamente nas aulas.


“Os participantes da turma têm formação bastante variadas e foram todos muito participativos e interessados na temática apresentada durante as aulas. Cursos dessa natureza são muito importantes para a qualificação de profissionais interessados ou daqueles que já atuam na temática do saneamento e dos resíduos sólidos e que podem vir tornar-se agentes multiplicadores do conhecimento para toda a sociedade”, destacou a professora.


Por Karina Samille Costa

Localização:

Fale Conosco:

(91) 3201-7700

CataAmazon 2016.

Endereço: 

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil