Localização:

Fale Conosco:

(91) 3201-7700

CataAmazon 2016.

Endereço: 

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

  • cataamazonufpa

Organização Social e a Política de Resíduos Sólidos são temas do Curso de Resíduos Sólidos

O professor Claudionor Dias, Assistente Social e Pesquisador do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento foi quem ministrou a penúltima aula do Curso de Meio Ambiente e Resíduos Sólidos.

Demostrar conceitos, semelhanças, diferenças e possibilidades dos catadores em aderir uma associação ou cooperativa como modalidade de organização social, foram os assuntos discutidos nesta quarta-feira (10), durante a penúltima aula do Curso de Meio Ambiente e Resíduos Sólidos, ministrada pelo professor Claudionor Dias, no auditório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Pará, em Belém.


Com o tema “Organização Social e a Política de Resíduos Sólidos: Os catadores e o seu processo de Organização Social e Político”, o professor Claudionor Dias, Assistente Social e Pesquisador do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento, apresentou para os alunos, os modelos importantes de organização dos trabalhadores de materiais recicláveis, seja por meio de Associações e/ou Cooperativas, com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) de 2012.

Também foram abordados, o processo histórico e o contexto de organização social, bem como as implicações dos modelos nos Planos Municipais de Resíduos ou de Saneamento Básico, assim como os processos verticalizados de organização, a partir das modalidades de cooperativas de catadores, especificamente, a modalidade de Cooperativa de Trabalho.

Esta modalidade de cooperativa, apresenta problemáticas na gestão da atividade de coleta seletiva e comercialização de resíduos. Desse modo, a aula teve como enfoque, indicar as listagens de documentos necessários para a sua implantação e os custos financeiros para a efetiva gestão administrativa de associações e cooperativas.


Por Karina Samille Costa