Localização:

Fale Conosco:

(91) 3201-7700

CataAmazon 2016.

Endereço: 

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

  • cataamazonufpa

Programa Trópico em Movimento participa de assembleia de criação da Cooperativa de Catadores do Aurá

O “Projeto de Monitoramento e Acompanhamento da Gestão da Unidade de Triagem e Reciclagem do Aurá realizado pela Cooperativa de Catadores”, faz parte de um convênio entre a Universidade Federal do Pará por meio do Programa Trópico em Movimento e a Secretaria Municipal de Saneamento de Belém (SESAN).

Participação da equipe do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento, composta pelo professor Dr. Thomas A. Mitschein, coordenador do Trópico e Claudionor Lima Dias, assistente social do programa, na assembleia de criação da Cooperativa de Catadores do Aurá.


A equipe do Programa Trópico em Movimento, da Universidade Federal do Pará (UFPA), representantes da Secretaria Municipal de Saneamento de Belém (SESAN) e catadores que trabalham no lixão do Aurá, participaram da assembleia realizada no último sábado (3), no Centro de Referência de Assistência Social da Estrada Santana do Aurá, no bairro de Águas Lindas, região metropolitana de Belém, para a implantação da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Amigos Lix (Coopalix).


O “Projeto de Monitoramento e Acompanhamento da Gestão da Unidade de Triagem e Reciclagem do Aurá realizado pela Cooperativa de Catadores”, faz parte de um convênio entre a Universidade Federal do Pará por meio do Programa Trópico em Movimento e a Secretaria Municipal de Saneamento de Belém (SESAN).


O objetivo do projeto, é organizar as atividades dos catadores do lixão do Aurá, por meio de melhorias nas condições de trabalho para que saiam da catação direta do lixão e sejam inseridos em roteiros de coleta seletiva nas áreas residenciais do bairro.


Durante a assembleia, a Prefeitura Municipal de Belém por intermédio da Secretaria Municipal de Saneamento, se comprometeu em fornecer o galpão junto com o maquinário e os equipamentos utilizados para a triagem e o beneficiamento dos materiais recicláveis. Confira as imagens da assembleia abaixo.

Em janeiro deste ano, a equipe do Programa Trópico em Movimento, representadas pelo técnico ambiental Luciano Louzada e do assistente social Claudionor Dias, participaram de ação conjunta com a Secretaria Municipal de Saneamento de Belém (SESAN), por meio do Coordenador de Coleta Seletiva, Wladimir Varela, no galpão do Aurá, para fazer o levantamento do quantitativo de catadores e o cadastramento desses trabalhadores, como também, orientou sobre o uso do galpão e a dinâmica de organização de uma cooperativa para posteriormente ser implementada como Coopalix.

Equipe do Programa Trópico em Movimento, representadas pelo técnico ambiental Luciano Louzada e do assistente social Claudionor Dias, durante ação conjunta com a Secretaria Municipal de Saneamento de Belém (SESAN), por meio do Coordenador de Coleta Seletiva, Wladimir Varela, no galpão do Aurá.


Por Karina Samille Costa