• cataamazonufpa

Projeto Catador das Águas realiza coleta seletiva nas ilhas do município de Abaetetuba

A ação piloto de coleta de resíduos sólidos, foi realizada no mês passado (2) nas comunidades da ilha Urubueua pela Associação dos Moradores do Urubueua Cabeceira – AMUCA.

Moradores das ilhas do município de Abaetetuba, no nordeste do Pará, receberam no mês passado (2), o projeto Catador das Águas, voltado para a coleta de resíduos sólidos recicláveis na região, é desenvolvido em parceria entre a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Meio Ambiente de Abaetetuba, a Associação dos Moradores do Urubueua Cabeceira – AMUCA e o Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento (Projeto Catador dos Rios), da Universidade Federal do Pará.


O projeto de coleta seletiva, atua nas 12 comunidades da ilha Urubueua e já coletou cerca de 7 toneladas de resíduos sólidos no período de 6 meses. Todo esse material, foi destinado para a Associação gerando trabalho e renda para os próprios moradores da comunidade, além de promover a sustentabilidade com a limpeza dos rios e o descarte adequado desses materiais recicláveis.


Resíduos recicláveis coletados (esquerda) e equipe do Projeto Catador das Águas de Abaetetuba-PA (direita).


Desde 2017, essa parceria com a Universidade Federal do Pará por meio do Programa Trópico em Movimento, é desenvolvida na comunidade do Urubueua, com ações voltadas para o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, como o gerenciamento desses resíduos nas ilhas do município de Abaetetuba, realização de oficinas de educação ambiental, reaproveitamento de materiais recicláveis, que resultou na implantação do projeto piloto de coleta seletiva nas ilhas "Catador das Águas".

Comunidade da ilha do Urubueua do município de Abaetetuba com o técnico ambiental Luciano Louzada, do Programa Trópico em Movimento.


Assista a matéria do Programa Panorama Ecológico sobre a ação do projeto Catador das Águas no vídeo abaixo:

Vídeo: Jairo Lenz Vilhena.


Por Karina Samille Costa

Localização:

Fale Conosco:

(91) 3201-7700

CataAmazon 2016.

Endereço: 

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil