• cataamazonufpa

Trópico em Movimento reúne com Promotoria de Justiça sobre a gestão de resíduos sólidos em Benevides

Equipe do Programa Trópico em Movimento da UFPA participou da reunião com a Promotoria de Justiça de Benevides para firmar parceria na gestão dos resíduos sólidos do município.

Na última quinta-feira (28), a equipe do Programa Trópico em Movimento da Universidade Federal do Pará (UFPA), professor Dr. Thomas A. Mitschein, coordenador do programa e o técnico ambiental Luciano Louzada, participaram da reunião com a Promotoria de Justiça de Benevides, representada pela Dra. Regiane Brito Coelho Ozanan, titular da promotoria do município, localizado na região metropolitana de Belém, para discutir ações voltadas para a gestão dos resíduos sólidos da cidade.


Também estiveram presentes, representantes da SEMMAT, SEMDESTRA, SEASTER e SEMTEPS, no objetivo de dialogar sobre as estratégias de trabalho e firmar parcerias para otimizar a coleta seletiva, por meio de projetos de inclusão e qualificação dos catadores e catadoras do município de Benevides.


Dentre as ações firmadas, o Programa Trópico em Movimento, através do projeto de Incubação para fortalecimento de cooperativas e associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis em municípios do Pará, irá ofertar vagas para o curso de capacitação sobre a questão dos resíduos sólidos na região metropolitana, incluindo, Benevides, voltado para técnicos, servidores, catadores e o público em geral, que será realizado no período de 18 de março a 5 de abril de 2019.

O coordenador do Programa Trópico em Movimento, professor Thomas Mitschein, destacou durante a reunião, que a Universidade Federal do Pará está desenvolvendo pesquisas relacionadas a violência urbana e entre as soluções possíveis para a diminuição dessa problemática, está a criação de emprego e renda para pessoas em situação de vulnerabilidade por meio da coleta seletiva e da gestão dos resíduos sólidos, gerando um impacto positivo na vida das pessoas.


Sobre a viabilidade da coleta seletiva no município de Benevides, o professor Thomas Mitschein ressaltou a importância da indicação de um galpão de triagem para que a UFPA possa finalizar o projeto com a Cooperativa de Catadores de Benevides, para que seja contemplada com os equipamentos de triagem por intermédio do convênio com o programa Pró-Catador.

A promotora de justiça de Benevides, Regiane Ozanan, informou no encerramento do encontro, que irá realizar posteriormente, uma reunião com o Prefeito do município, Secretários e Assessor Jurídico para que haja a assinatura de convênio com a Universidade Federal do Pará, no intuito de solucionar a demanda do galpão de triagem, bem como a viabilização do aterro sanitário e de ações concretas para a efetivação da coleta seletiva.


Confira a Ata da Reunião no link: https://static.wixstatic.com/ugd/b081be_d1d35191164a46449b704af2cbdf027d.pdf


Por Karina Samille Costa


Localização:

Fale Conosco:

(91) 3201-7700

CataAmazon 2016.

Endereço: 

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil