Localização:

Fale Conosco:

(91) 3201-7700

CataAmazon 2016.

Endereço: 

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

NOTÍCIAS

Projeto de Incubação apresenta proposta de coleta seletiva para a cidade de Belém

 

 

Na última quinta-feira, 3 de novembro, Ailton Pires, técnico do Projeto de Incubação, apresentou, na Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), a proposta de coleta seletiva solicitada pelo Ministério Público do Estado, que teve como base o edital de coleta seletiva lançado pelo município de Belém, em 2016. O projeto analisou a viabilidade jurídica e econômica dos serviços de Educação Ambiental, Coleta e Transporte de resíduos da cidade. 

A proposta teve como base o bairro da pedreira e analisou, minunciosamente, os dados relacionados à população, produção de resíduos e período de coleta. “A equipe do projeto buscou dados e informações seguras para montar essa proposta, nosso objetivo é mostrar que contratar os catadores é um caminho rentável para o poder público e também é uma forma de reconhecimento da categoria”, explicou Ailton Pires.

Educação Ambiental - Um dos três pilares apresentados foi a questão da Educação Ambiental que seria uma das funções do catador, ao destacar a importância da participação da sociedade no consumo mais consciente que poderá ajudar na redução de resíduos destinados ao Aterro Sanitário de Marituba. Essa etapa tem como objetivo principal, conscientizar a população quanto à necessidade da coleta seletiva para limpeza da cidade, minimização dos resíduos apresentados para coleta convencional e informações sobre a forma com que os resíduos devem ser dispostos e acondicionados para coleta seletiva que será implantada.

“como complementação à atuação na área de educação ambiental haverá a realização de visitas porta a porta que deverão ser executadas por trabalhadores devidamente treinados e capacitados”, acrescentou Ailton Pires.

Coleta Seletiva - A coleta seletiva deverá ser realizada nas vias e logradouros no conceito de coleta seletiva domiciliar, que é um processo para a reciclagem de resíduos domiciliares, em que seus resultados dependem de um sistema bem estruturado e da participação consciente da comunidade. O serviço de coleta aconteceria três vezes por semana.

O plano de roteirização da coleta seletiva contem mapas detalhado dos setores do bairro onde ocorrerá a coleta seletiva; descritivo de cada roteiro, indicando seus respectivos circuitos; itinerário com indicação do bairro respeitando o fluxo de trafego, horários, os pontos iniciais e finais de cada circuito, a quilometragem que será percorrida; e o plano de coleta domiciliar.

Serviço Ambiental – Na proposta apresentada o serviço ambiental significa identificar os benefícios econômicos e ambientais da reciclagem em relação à produção a partir de matéria-prima virgem. Os econômicos incluem, primordialmente, o custo evitado pela reciclagem em termos de consumo de recursos naturais e de energia. Já os benefícios ambientais são associados aos impactos sobre o meio ambiente devido ao consumo de energia, às emissões de gases de efeito estufa (GEEs), ao consumo de água e à perda de biodiversidade.

Os catadores contratados para trabalhar com a coleta seletiva deverão ter como salário base o salário normativo disposto na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria no Município de Belém.

A proposta de coleta seletiva será entregue ao Ministério Público do Estado.