Localização:

Fale Conosco:

(91) 3201-7700

CataAmazon 2016.

Endereço: 

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

NOTÍCIAS

Reunião debate fundação e formalização da cooperativa de catadores COOPALIX

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aconteceu na manhã de quarta-feira, 15 de Março, na sede da Associação dos Moradores do Conjunto Verdejante III, a segunda reunião da equipe do Programa Trópico em Movimento com catadores de materiais recicláveis para discutir a sua organização enquanto cooperativa e a fundação da Cooperativa de Trabalho Amigo do Lix (COOPALIX).

Os catadores presentes na reunião são um grupo remanescente da Associação de Catadores do Aurá (ASCA) que buscam organizar-se em cooperativa. De acordo com o Assistente Social do Trópico em Movimento, Claudionor Dias, “a diferença é que a associação não pode comercializar, deve ser uma entidade sem fins lucrativos, enquanto a cooperativa pode.”, e explica que é possível manter os dois, a associação para ações sociais e política, e a cooperativa para comércio. Também esteve presente na reunião o engenheiro sanitarista e ambiental da equipe do Programa, Luciano Louzada.

Na reunião foi tirada uma comissão de três pessoas para organizar o processo de constituição  da cooperativa, como elaboração do estatuto, assembleia geral e legalização. Para isso, foi entregue hoje fichas de cadastro dos catadores que deve ser enviada a Brasília como parte do processo de formalização.  Para Claudionor Dias, “o fortalecimento do empreendimento busca reconhecimento da sociedade e dos gestores públicos, principalmente municipal, que é o responsável pela elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos”, afirma.

A ASCA faz parte do projeto "Incubação para fortalecimento de cooperativas e associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis – em municípios do Pará", do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento, que tem como um de seus objetivos dar assessoramento social, econômico, financeiro e administrativo, jurídico, mercadológico, contábil, produtivo e de marketing para fortalecimento e formalização das cooperativas e associações.

Texto: Flávia Cortez