Localização:

Fale Conosco:

(91) 3201-7700

CataAmazon 2016.

Endereço: 

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

NOTÍCIAS

 

Seminário Estadual Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos e Educação Ambiental

Acontece, nos dias 22 e 23 de agosto, no Centro de Eventos Benedito Nunes, da Universidade Federal do Pará (UFPA) o Seminário Estadual Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos e Educação Ambiental realizado pelo Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento e pela Rede Paraense de Educação Ambiental (Rede PAEA).

O evento deverá reunir especialistas de diversas áreas e atores sociais que atuam com o tema, para debater propostas e mecanismos de uma gestão dos resíduos sólidos sustentável, compartilhada e participativa que contribua, a partir das dinâmicas locais e regionais, para adequação e solução do problema do ciclo dos resíduos sólidos, tendo a educação ambiental como um campo primordial de integração desse processo e de mudanças de hábitos e valores culturais.

Fidélis Paixão, membro da facilitação da Rede e Conselheiro Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) acredita que o Seminário será “uma oportunidade de interação entre diferentes iniciativas e experiências de atores sociais em gestão de resíduos sólidos e práticas de educação ambiental no Estado do Pará, e poderá contribuir com o protagonismo das administrações públicas municipais e das organizações dos catadores de materiais recicláveis, no processo de inclusão social”.  

Programação – A mesa de abertura, no dia 22 às 16 horas, será formada por representantes da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); do Governo do Estado do Pará; da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA); da Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA); da Pró-reitoria de Extensão (PROEX); do Movimento Nacional dos Catadores (MNCR); do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento; do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM); e da Rede PAEA.

Em seguida acontece a mesa “O Desafio do Poder Público com a gestão de resíduos sólidos no Estado do Pará” formada por representantes da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES); do Ministério Público do Estado (MPE); da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS); da Secretaria Municipal de Saneamento (SESAN); e da Secretária Municipal de Urbanismo (SEURB) Ananindeua.

No dia 23, às 9 horas, será realizada a mesa “Gestão de Resíduos, Meio Ambiente e Sustentabilidade”, com representantes do Instituto Sérgio Maneschy; da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Pará (ABES-PA); e do Grupo SOLVI.

Os professores Thomas Mitschein, Maria Ludetana, Fidelis Paixão e Mauricio Leal participam da mesa “Políticas Nacionais de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental: transversalidade, aspectos comuns e conflitos”.

No período da tarde a mesa “Práticas de educação ambiental com a gestão de resíduos sólidos: compartilhando experiências” será composta por: Marilena Loureiro, coordenadora do GEAM/UFPA; Evelise Rodrigues, Tribunal de Justiça do Estado; Hilma Couto, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA); Hilma Guedes, do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG); Maria Trindade, Rede RECICLA PARÁ; Jonas de Jesus da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (CONCAVES);  representantes do Programa Pró-Catador  vinculado á  Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho Emprego e Renda  (SEASTER); Jaqueline Sarmento, da Prefeitura do Campus da UFPA; representante da Escola de Aplicação; Gina Calzavara, do Bosque Benito Calzavara; Yomara Pires, do campus Castanhal (UFPA); UFPA: Vanusa Santos,  coordenadora do Grupo de Estudo do Meio Ambiente e Sustentabilidade (GEMAS); Thaisa Comassetto, campus Capitão Poço  da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA); Emlly Silva da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC).

Às 18 horas acontece Plenária da Rede PAEA e Encerramento do Seminário.

No Saguão do Centro de Eventos Benedito Nunes acontecerá uma Exposição simultânea de produtos oriundos da reciclagem ou do reuso.

Contextualização - A falta de planejamento e organização dos centros urbanos predominante em quase todos os contextos sociais e a maneira de viver que o capitalismo impõe favorecem o consumo e maior geração de resíduos sólidos na contemporaneidade.

Muitos países da América Latina, para atender às metas propostas na Cúpula da Terra, mudaram suas legislações ambientais, elaboraram planos de gestão de resíduos sólidos, tanto a nível nacional quanto municipal buscando adaptá-los às necessidades de cada região ou área.

De acordo com a Organização Panamericana de Saúde (OPS), em 2005, somente 2,2% dos materiais recicláveis se recuperava dos resíduos sólidos, dos quais 1,9% correspondiam à reciclagem de materiais inorgânicos e 0,3% de reciclagem de produtos orgânicos. Geralmente, as atividades de separação de resíduos sólidos para reutilização e reciclagem são realizadas em diferentes estágios funcionais de gestão por setores informais através dos catadores.

Rede PAEA – Criada em 1996 a Rede Paraense de Educação Ambiental (Rede PAEA) é fruto do esforço dos educadores ambientais do Estado do Pará para promoverem a interação, a reflexão e o fortalecimento da educação ambiental em sua dimensão teórico-prática no território paraense. O GT de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental é um mecanismo de atuação conjunta entre diversas instituições públicas, privadas, movimentos sociais e ongs, articuladas pela rede.

Mais informações sobre o Seminário Estadual Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos e Educação Ambiental acesse: https://redepaea.wordpress.com/seminario-residuos-e-educacao/

Serviço

Seminário Estadual Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos e Educação Ambiental

Data: 22 e 23 de agosto

Local: Centro de Eventos Benedito Nunes

Inscrições: https://goo.gl/xu3Sjk

Certificação de 12h de atividades acadêmicas complementares.