Localização:

Fale Conosco:

(91) 3201-7700

CataAmazon 2016.

Endereço: 

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

NOTÍCIAS

Trópico em Movimento e prefeitura de Abaetetuba debatem termo de cooperação técnica.

 

                   

 

 

 

 

 

 

O programa Trópico em Movimento e a prefeitura de Abaetetuba reuniram-se em Belém na última segunda-feira, dia 06 de Março, às 11h, em uma Agência da Caixa Econômica, para tratar sobre o andamento do projeto de incubação e um termo de cooperação técnica entre o programa e a prefeitura que será assinado ainda este mês.

Na reunião estiveram presentes integrantes da equipe técnica do programa, Claudionor Dias- Assistente Social, Luciano Couto - Engenheiro Sanitarista e Ambiental, e Pedro Saviniano Miranda – Agrônomo, juntamente com o Prefeito de Abaetetuba, Alcides Negrão (Chita), e o Secretário de Meio Ambiente, Jairo Vilhena.

O termo dá a possibilidade de trabalhar na área de saneamento básico, agroecologia e educação ambiental. “A parceria entre o programa Trópico em Movimento e a Prefeitura de Abaetetuba possibilitará a construção de um novo cenário no município, com trocas de experiências e conhecimentos com a finalidade de universalizar o acesso ao saneamento básico, seja no abastecimento de água potável nas comunidades ribeirinhas até a gestão integrada de resíduos sólidos, com alternativas viáveis para a região”, comentou o engenheiro Luciano Couto.

O programa tem um histórico de cooperação com o município, como a implementação de sistemas de abastecimento de água potável tratada nas ilhas, incentivo às atividades agroecológicas para sistemas agroflorestais e manejo de açaizais, e também incentivo a discussão sobre o processo de auto organização das comunidades rurais em associações e cooperativas. O município também está incluído no projeto "Incubação para fortalecimento de cooperativas e associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis – em municípios do Pará", ainda em andamento.

Texto: Flávia Cortez